CMJP faz sessão em homenagem aos idosos

Publicado em: 03/10/2013 às 18h17

Bruno Farias (PPS) sugeriu “Passe Livre” para cidadãos acima dos 60 anos, a delegacia especializada em crimes contra a pessoa idosa e uma Vara Judicial nessa área. Ele prometeu submeter no Legislativo Municipal a proposta de criação da Frente Parlamentar da Pessoa Idosa

Ajuste da letra
A sessão especial para celebrar o Dia do Idoso na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) iniciou ao som do Hino Nacional do Brasil, cantado à capela, por uma representante da terceira idade. O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (3), das 15h30 às 17h, e participaram mais de 12 entidades, entre representantes de órgãos e grupos de convivência de idosos, que lotaram as galerias da Casa e o Plenário Senador Humberto Lucena com mais de 200 pessoas. O Dia do Idoso é comemorado internacionalmente em 1º de outubro devido à criação do Estatuto do Idoso.

O propositor do evento, vereador Bruno Farias (PPS), destacou a finalidade da sessão: debater as questões referentes às garantias, direitos, à tutela estatal, aos benefícios e à rede de proteção social à pessoa idosa. Ele destacou que a Capital possui 54 grupos de convivência para idosos, muitos sem sede.

O parlamentar salientou que a cidade não possui nenhum centro que reúna esses grupos para atividades voltadas à terceira idade e prometeu que apresentará na CMJP a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa.

“Temos que cobrar melhorias nos programas direcionados à terceira idade, queremos meia entrada, universidade aberta, direito à liberdade, dignidade, saúde e previdência. Que o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), possa estudar a viabilidade do “Passe Livre” para os idosos a partir dos 60 anos. Sugiro a criação de clubes para a melhor idade na Capital, um em cada região do Orçamento Participativo (OP). Precisamos instalar uma delegacia especializada em crimes contra a pessoa idosa e uma Vara Judicial nessa área”, destacou Bruno Farias.

Raoni Mendes (PDT) discursou criticando que o país é injusto com os idosos e que estes não deveriam pagar impostos já que passaram a maior parte de suas vidas pagando esses tributos. “É um real descarte daqueles que muito fizeram pela sociedade. Há três anos lutamos pelos equipamentos para a prática do exercício físico em praça pública e ainda vemos morosidade na concretização dessas políticas”, comentou.

De acordo com ele, as calçadas não são acessíveis, as paradas de ônibus não são ajustadas a quem tem dificuldade de locomoção, há motoristas que não dão parada nem esperam pelos idosos, e são muitos da terceira idade que não saem de casa à noite por causa do medo de que lhes aconteça algo violento. “Uma sociedade que não sabe cuidar de suas crianças e que não sabe cuidar de seus idosos é uma sociedade inexistente. Essas são palavras do Papa Francisco”, reproduziu Raoni Mendes.

Marco Antônio (PPS) disse que o “Bloco Cristão” da Casa está mais vivo do que nunca pelas ações que os vereadores executam na CMJP. Ele citou projetos de lei que tramitam na Câmara sobre cota para pessoas com mais de 50 anos em concursos públicos do município e a padronização das calçadas da Capital acerca da mobilidade e acessibilidade.

“Sugiro ao prefeito Luciano Cartaxo que aproveitemos espaços fechados na cidade, como o clube Astrea. Que possamos juntar num mesmo local fisioterapeutas, atendimento cardiológico, dentre outros, concentrando serviços e atividades para os idosos num centro especializado só para essa faixa etária”, comentou Marco Antônio.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marliete Arruda, pediu que a CMJP criasse uma Frente Parlamentar do Idoso. “Encaminharei documento solicitando essa demanda a esta Casa. Tenho certeza de que, a partir dela, avançaremos muito mais, e traremos, quem sabe, o selo de “Cidade Amiga do Idoso” para João Pessoa”, comentou. O adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Joubert Fonseca, citou que João Pessoa precisa de um Conselho Municipal do Idoso e adiantou que está em trâmite a compra de uma casa de longa permanência do idoso para o município. Também estiveram presentes os vereadores Marmuthe (PT do B), Bosquinho (DEM) e Lucas de Brito (DEM). Além da Sedes, do Conselho Municipal do Idoso, também compareceram a Secretaria Municipal de Saúde (SMS); o Programa de Atendimento à Pessoa Idosa (PAPI); e o Instituto de Previdência Municipal (IPM). Compareceram mais de seis grupos de convivência ou entidades que trabalham c om idosos, a exemplo dos grupos Arco-íris, Caminhando em Ação, Reaprendendo a Viver, Nova Esperança, Longe Vida e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

Haryson Alves