CMJP vai oferecer cadastramento biométrico para eleitores da Capital

Publicado em: 07/06/2013 às 13h37

O TRE-PB e a Câmara de João Pessoa pré-agendaram data para a assinatura do convênio de cooperação para o próximo dia 20, na CMJP. Na ocasião, será instalado o posto de atendimento, e a previsão é de que o serviço funcione a partir do dia 25, nos turnos da manhã e da tarde.

Ajuste da letra
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai oferecer atendimento para o cadastro biométrico dos eleitores da Capital. A previsão é de que o serviço esteja disponível a partir do dia 25 deste mês, em posto de atendimento que será montado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), nas dependências da Casa Napoleão Laureano, localizada na rua das Trincheiras, 43, no centro de João Pessoa.

A assinatura do convênio de cooperação entre as duas entidades foi marcada para o próximo dia 20, às 11h, e será realizada na CMJP. A decisão foi acordada entre o presidente da Casa Legislativa, Durval Ferreira (PP), e o presidente do TRE-PB, Marcos Cavalcanti Albuquerque.

O líder do Poder Legislativo pessoense visitou o presidente do TRE-PB na manhã desta sexta-feira (7). Na ocasião, Marcos Cavalcanti sugeriu que, na cerimônia de assinatura do termo de cooperação, o presidente Durval Ferreira faça seu cadastramento biométrico, acompanhado dos vereadores da Capital.

“Vamos contribuir para que o processo eleitoral em João Pessoa fique mais seguro com a biometria, indicando de quatro a seis funcionários e disponibilizando espaço físico para que recebam o treinamento do TRE-PB e façam o cadastramento dos eleitores. Acredito que o serviço estará funcionando, com uma turma pela manhã e outra à tarde, a partir do dia 25 deste mês”, adiantou Durval Ferreira.

O parlamentar ainda destacou que é fundamental que a CMJP participe dessas ações do TRE-PB. “A população visita diariamente os gabinetes dos vereadores, que visitarão suas bases, ajudando na divulgação do cadastramento biométrico. Temos um contato direto com o cidadão e isso vai ajudar a acelerar o processo realizado pelo TRE-PB. Esse boca a boca é muito importante, garantiremos menos filas, além de votações mais rápidas nas próximas eleições”, frisou.

“Estamos preparando os termos para a assinatura do termo de cooperação, que será formalizado no evento do dia 20. A biometria dará mais segurança e rapidez para as votações, que, apesar de termos no Brasil o processo mais rápido, ficarão mais ágeis ainda. Com a leitura digital, o cidadão vai destravar a urna imediatamente. Além disso, as fraudes diminuirão, ninguém votará por ninguém”, alertou Marcos Cavalcanti.

De acordo com o presidente do TRE-PB, também há a intenção de implantar na Capital um posto volante de cadastramento biométrico. Segundo o órgão, João Pessoa possui 480 mil eleitores, e, até o mês passado, aproximadamente 22 mil se cadastraram pela biometria (4,58%), exigência obrigatória para as próximas eleições na cidade. “A meta do TRE-PB é que todos os eleitores da Capital estejam biometrizados até o final deste ano”, informou.

TRE-PB vai treinar servidores da CMJP para realizar cadastramento biométrico

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Leonardo Lívio, informou que o treinamento dos funcionários da CMJP terá duração de duas horas. “Será simples, pois é fácil operar a máquina. Há uma câmera, um pad coletor de digitais, e o cadastro pode durar de 5 a 15 minutos, porque são coletadas as impressões digitais de todos os dedos”, explicou.

Leonardo Lívio ressaltou que a parceria com a CMJP vai facilitar ao TRE-PB chegar aonde o eleitor está. “A Câmara não poderia ficar de fora desse processo, porque representa o órgão máximo do povo de João Pessoa. Hoje, os pontos de atendimento contemplam o Fórum Eleitoral na rua Desembargador Walfredo Leal, no centro; a Casa da Cidadania de Mangabeira; o Fórum Cível, na Avenida João Machado; e a Procuradoria Geral do Estado, na Avenida Epitácio Pessoa”, informou.

Presidente do TRE-PB recebe o Título de Cidadão Pessoense

A Casa Napoleão Laureano concederá o Título de Cidadão Pessoense ao desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque em cerimônia prevista para o dia 27 do próximo mês, na CMJP, às 16h. A propositura é do vereador Fernando Milanez (PMDB) e foi aprovada por unanimidade na CMJP.

Haryson Alves